São José de Ribamar vem descendo a ladeira e chega a 1% de devotos no Brasil - PORTAL DO DELTA

PORTAL DO DELTA

NOTICIAS DO BAIXO PARNAÍBA, ENTRETENIMENTO, POLITICA.

test banner

ÚLTIMAS

Home Top Ad

Responsive Ads Here

Post Top Ad

Responsive Ads Here

sábado, 14 de outubro de 2017

São José de Ribamar vem descendo a ladeira e chega a 1% de devotos no Brasil

O santo padroeiro do Maranhão já esteve em colocação melhor no Brasil e no estado onde é adorado. Na cidade maranhense que leva o nome de São José de Ribamar a descrença tem afetado até mesmo o turismo e hoje muitos deixaram de viver das peças religiosas que vendiam nas praças, ruas e comércios. Ate a movimentação na igreja tem caído, além das romarias que estão ficando minguadas e agora violentas.

O fato não é um caso isolado de um santo, mas o reflexo da fé dos devotos que vem perdendo força. O  Brasil tem ficado cada vez menos católico, que dirá do catolicismo praticante. Em dois anos, de outubro de 2014 a dezembro de 2016, nada menos que 6% dos fiéis deixaram de ser católicos, segundo dado levantados pelo Data Folha. Ou seja: 9 milhões de brasileiros optaram por outra religião, embora o Deus seja o mesmo.
Em 1994, o número de católicos representava 75% da população brasileira, em 2014 caiu para 60% e atualmente chega a menos de 50%.
Enquanto a igreja católica lamenta e chora a debandada de seus fiéis, os templos evangélicos lotam de desesperados, sendo que a maioria vai comprar curas ou prosperidade. A católica tem uma igreja por bairro, mas as evangélicas disputa com os bares.

No dia 12 deste, data em que se comemorou o Dia de Nossa Senhora Aparecida, não mais que 150 mil passaram pelo santuário, em São Paulo. Antes, ultrapassavam a meio milhão.
No caso específico do nosso São José de Ribamar, as missas diminuíram em público e renda Nas romarias aumentaram mesmo os arrastões patrocinados por bandidos, muita cachaça e confusão. Fé demais vai desaparecendo e aos poucos dando lugar para os fé de menos.

Até o ritual de benzimento de carros adquiridos era feitos por muitos fiéis lá na igreja, mas hoje os fiéis ficam com medo de assaltos, acidentes por conta das condições precárias da estrada, e principalmente por cauda da CPRV que multam a falta das placas, CNH, e fumês dos veículos novos, e outros documentos dos usados. Sendo assim, não tem santo que dê jeito.
Veja abaixo os percentuais dos devotos hoje existentes para cada santo. O nosso Ribamar ficou lá embaixo:
datfolha

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Bottom Ad

Responsive Ads Here