Obras dos Tabuleiros Litorâneos em Parnaíba serão retomadas

17 junho, 2013 0

 

O Ministro Fernando Bezerra e o governador Wilson Martins chegam hoje (17) em Parnaíba (PI) às 13:00 Hs para a solenidade de assinatura da ordem de serviço no valor de R$ 120 milhões para a segunda etapa do perímetro de irrigação Tabuleiros Litorâneos.

002

O vice governador Zé Filho e a deputada estadual Juliana Moraes Souza, recepcionaram o ministro e o governador do Estado do Piauí, em Parnaíba.

A produção dos Tabuleiros Litorâneos é voltada para fruticultura e tem a acerola como principal arranjo produtivo. O principal comprador da produção é uma fábrica que produz composto com vitamina C, e a comercialização da fruta é feita antes do amadurecimento, onde há maior concentração da vitamina.

002

Atualmente, a produção é concentrada nos 2.4 mil hectares de área irrigada. Agora, a segunda etapa prevê mais 5.9 mil hectares, que serão divididos entre irrigantes familiares, agrônomos e técnicos agrícolas.

003

O vice governador Zé filho tem cobrado do governador Wilson Martins, desde a paralisação das  obras, seu empenho perante ao ministro Fernando Bezerra para o reinício das obras Distrito de Irrigação Tabuleiros Litorâneos..

004

Para o engenheiro Francisco Suassuna, um dos responsáveis pelo Distrito Tabuleiros Litorâneos do Piauí (Ditalpi), o início da segunda etapa é um sonho de todos os produtores da região. A projeção agora é de aumentar em mais de 50% a produtividade. “Estamos confiantes com a autorização da segunda etapa do projeto. A ideia é aumentar a capacidade produtiva, atingir limites que nunca alcançamos antes. Com a total execução do projeto podemos dobrar a produção de frutas”, explicou.

005

Já foram realizados 51% da meta traçada para a II Etapa. Os serviços para conclusão incluem as obras de infraestrutura hídrica de uso comum, estações de bombeamento, rede elétrica, viária, drenagem, rede de adução e de distribuição de água.

Categorias
Tags

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.