Parnaíba sediará 30ª edição do Salão Internacional de Humor

9 outubro, 2013 0

 

A cidade de Parnaíba (PI)  será palco do 30º Salão Internacional de Humor, que acontecerá de 13 a 17 de novembro. O evento trará trabalho de cartunistas de 80 países, exposições, teatro, cinema, dança, circo, seminários, palestras e desfiles.

004

Na edição deste ano, o Salão contará ainda com o artesanato e gastronomia típica da cidade, além do turismo no litoral do Piauí, que guarda nos seus 66 km paisagens belas como a do Delta do Parnaíba, Pedra do Sal, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande.
O Salão internacional de Humor do Piauí tem 90% de suas atividades realizadas em espaços abertos. Por isso mesmo sua marca registrada é a intensa participação popular. Suas estruturas montadas em praça pública permitem a visitação 24 horas por dia. A diversidade cultural é outra característica que marca o evento, contemplando toda a linguagem da arte, do erudito ao popular. A crítica bem-humorada e inteligente aos hábitos, aos costumes e ao cotidiano também está presente por meio de charges, caricaturas e cartuns dos mais relevantes artistas do Piauí, do Brasil e do Mundo.
005

O QUE É O SALÃO INTERNACIONAL DE HUMOR DO PIAUÍ?

É um festival de arte e cultura, com a participação de artistas do Piauí, do Brasil e do Exterior, que utiliza a linguagem do Teatro, Cinema, Dança, Circo, Música, Artes Plásticas e Gráficas, acrescentando-se o Artesanato e a Gastronomia.

002

Nome do Evento: 30º Salão Internacional de Humor do Piauí
Estado: Piauí
Cidade: Parnaíba
Locais: Praça Mandu Ladino, Porto das Barcas, Escola Municipal Marc Jacob, Teatro Sesc, Castelo do Tó, Praça da Graça, Praça Santo Antônio.
Data: 13 a 17 de novembro de 2013

UM EVENTO COM A CARA, A VONTADE E A OUSADIA DA NAÇÃO CHAMADA PIAUÍ

003

Quando, no distante ano de 1982, na ainda provinciana Teresina, surgiu o Salão Internacional de Humor do Piauí, uma simples exposição com apenas cem cartuns, caricaturas e charges, a cidade inteira sorriu. Mas o que ninguém realmente poderia supor nem profetizar era que, no ano da graça de 2013, há exatas três décadas, orgulhosamente completaria trinta anos. Mesmo com inflação, recessão, crises internacionais e vários planos econômicos frustrados, mostrando a força e a resistência do Piauí nos mais diferentes momentos de conjunturas adversas do nosso imenso Brasil, o evento soube crescer e se reinventar. Afinal, foi em solo piauiense que surgiram os primeiros artistas brasileiros, tese comprovada nos desenhos e pinturas eternizados nas rochas da Serra da Capivara, também conhecida como o berço do homem americano.

AS CARACTERÍSTICAS DO SALÃO MAIS POPULAR DO BRASIL E DO MUNDO

004

O Salão internacional de Humor do Piauí tem 90% de suas atividades realizadas em espaços abertos. Por isso mesmo sua marca registrada é a intensa participação popular. Suas estruturas montadas em praça pública permitem a visitação vinte e quatro horas por dia. A diversidade cultural é outra característica que marca o evento, contemplando toda a linguagem da arte, do erudito ao popular. A crítica bem-humorada e inteligente aos hábitos, aos costumes e ao cotidiano também está presente por meio de charges, caricaturas e cartuns dos mais relevantes artistas do Piauí, do Brasil e do Mundo.

Inscrições
As inscrições para participar da 30ª edição do Salão de Humor seguem até o dia 31 de outubro. Artistas profissionais e amadores podem participar na categoria cartum com tema livre.
Serão aceitos trabalhos inéditos e originais, desenvolvidos em qualquer técnica (30 X 40 cm, 11,8 X 15,8 inches), digitalizados em 300 DPI, modo de cor RGB, no formato JPG ou PDF, obedecendo ao limite máximo de 2 MB, enviados pela Internet.
O vencedor receberá o troféu Mandu Ladino e um prêmio no valor de R$3.500,00.
O Salão de Humor conta com do Governo do Estado do Piauí, através da Secretaria de Turismo do Piauí (Setur) e da Fundação Cultural do Piauí (Fundac).
Fonte: SETUR-PI/ Humor Global

Deixe seu comentário

You must be logged in to post a comment.